Suporte > Base de Conhecimento > Primeiros Passos > Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade)


Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade)




Mudar para uma nova hospedagem pode ser um processo complicado. Siga os passos abaixos para garantir que a transição ocorra bem.

O primeiro passo é contratar um plano na nova hospedagem. Por enquanto, não cancele o seu plano na antiga hospedagem, e não diga a eles que você pretende eventualmente cancelá-lo. Mantenha isso em segredo, ou a antiga empresa de hospedagem pode encerrar seu plano prematuramente, causando indisponibilidade do seu site ou sites.

Neste ponto, você já deve ter contas ativas nas duas empresas de hospedagem (a antiga e a nova). Agora você precisa migrar todo o seu site (ou sites) da antiga para a nova hospedagem. Uma das formas de fazer isso é conectar ao FTP da antiga hospedagem e baixar todos os arquivos; e então conectar ao FTP da nova hospedagem e fazer o upload de todos os arquivos, mantendo a mesma estrutura de arquivos e pastas.

Se você tiver escolhido a Gravaweb como sua nova hospedagem, podemos fazer a transferência pra você, gratuitamente!
Você também precisa fazer o backup de quaisquer bancos de dados armazenados na antiga hospedagem. Em seguida, deve restaurar os bancos de dados a partir desses arquivos de backup; isso pode ser feito via SSH ou pela ferramenta phpMyAdmin do cPanel.

Mensagens de email normalmente não podem ser transferidas, mas você pode arquivar os emails armazenados na sua antiga hospedagem. Para fazer isso, conecte a cada conta de email via POP3 e baixe todos os emails para seu computador local. A nova hospedagem não terá as mensagens de email que você arquivou, mas poderá receber novas mensagens.

Se você tiver escolhido a Gravaweb como sua nova hospedagem e a sua antiga hospedagem tiver o cPanel, poderemos transferir todo o seu site (arquivos e bancos de dados), gratuitamente.

Com os dados do site armazenados tanto na antiga quanto na nova hospedagem, é hora de alterar os DNS do seu domínio.

B. Alterar os DNS do seu domínio

Sua nova hospedagem deve ter lhe fornecido os name servers (DNS) corretos, mas pode ser necessário contatar o suporte da nova hospedagem para descobrir que registros DNS você deve utilizar.
   
Servidores DNS geralmente têm o formato abaixo, sendo # um número de um ou dois dígitos (substitua também "nomedahospedagem.com.br”):
    ns#.nomedahospedagem.com.br
    ns#.nomedahospedagem.com.br

Com os registros DNS corretos em mãos, dirija-se à empresa com a qual registrou o domínio e descubra como fazer a alteração de DNS. Se você registrou o domínio com a nova hospedagem, em geral é preciso solicitar que eles façam a alteração de DNS para você. Você pode enviar um email ou mensagem de chat dizendo algo mais ou menos assim: “Olá. O domínio da minha hospedagem com vocês é meudominio.com.br. Por gentileza alterem os name servers desse domínio para ns#.nomedahospedagem.com.br e ns#.nomedahospedagem.com.br.”
Se você registrou seu domínio com a Gravaweb, estamos à disposição para fazer a alteração de DNS.

C. Esperar pelo fim do período de propagação e cancelar a antiga hospedagem

Com as mudanças de DNS realizadas, você precisará esperar até 24 horas (no caso de domínios nacionais) ou até 72 horas (no caso de domínios internacionais) antes que seu site passe a ser carregado a partir da nova hospedagem.

Durante esse período de 24 ou 72 horas, os novos DNS se propagarão pela internet, e seu site ora carregará a partir do antigo servidor, ora a partir do novo. Assim que o período de propagação terminar, seu site carregará somente a partir da nova hospedagem.

Terminado o período de propagação, seus novos DNS estarão plenamente operacionais. Agora você pode contatar sua antiga hospedagem e fechar a sua conta. Se você tiver registrado o seu domínio com a antiga hospedagem, não cancele o registro.

Se você completou todos os passos acima, fez a migração com sucesso e evitou qualquer indisponibilidade do seu site!


Esta resposta foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Leia também

Powered by WHMCompleteSolution